Observações Sobre um Planeta Nervoso - Resenha de Livro

  


O livro Observações sobre um planeta nervoso foi um dos melhores livros que li esse ano. Ele chegou até mim em um momento em que eu estava fazendo tratamento para depressão e ansiedade - ambos causados por burnout. Dessa forma posso dizer, sem medo de errar, que ele chegou até mim na hora certa.


Sobre o livro 

Ficha técnica

Título: Observações sobre um planeta nervoso

Autor: Matt Haig

Ano: 2020

Páginas: 320

Idioma: Português

Editora: Intrínseca

Gênero: Não-ficção

Nota: 4/5

Compre: Amazon (link afiliado)

---

Sinopse

"Após anos convivendo com a depressão e as crises de pânico, Matt Haig percebeu que determinadas interações nas redes sociais agiam como gatilhos para a sua ansiedade. Em uma tentativa de buscar uma saúde mental mais equilibrada no mundo altamente conectado em que vivemos, Haig começou a pesquisar a relação entre a quantidade de informações, imagens e interação virtual ao nosso dispor e nossa sensação crescente de cansaço, solidão e depressão.

Se somos bombardeados de imagens felizes e temos acesso a todo tipo de informação o tempo todo, por que nos sentimos cada vez mais perdidos e solitários? Por que vemos a incidência de quadros como depressão, ansiedade e síndrome do pânico aumentar? Para o autor, essas perguntas só podem ser respondidas fazendo uma análise da nossa sociedade, hoje dominada pela tecnologia e pela lógica do consumo. Uma de suas conclusões é que o modo como vivemos está projetado para nos fazer perder o controle.

A partir desse prognóstico, Haig traz propostas para manter a sanidade em um planeta que nos deixa desequilibrados e para buscar a felicidade mesmo com a ansiedade sendo encorajada. Observações sobre um planeta nervoso é um olhar pessoal e fundamental sobre como se sentir feliz, humano e pleno no século XXI."

Fonte: Editora Intrínseca

---

A imagem mostra o livro "Obervações sobre um planeta nervoso", sobre um fundo acinzantado. Ao redor dele há algumas folhas de philodendro e também um copo de latte gelado.

Esse livro foi, sem dúvida, uma grata surpresa em 2021. Ele não é um livro genial, ou repleto de coisas que você jamais imaginou antes. Se você está esperando novidades, diversos passo a passo para lidar com a depressão e a ansiedade, vai se decepcionar.

No entanto, o conjunto da obra traz insights poderosos sobre nosso mundo tão moderno e tecnológico - e a forma como isso nos atinge em cheio.

Se há algo a falar sobre esse livro é que ele é, sem dúvida, um livro necessário.  Principalmente neste contexto pandêmico em que vivemos. Sua leitura se faz necessária em diversos contextos e acredito, sinceramente, que todos deveriam lê-lo em algum momento da vida.

A experiência pessoal de Matt Haig com depressão e ansiedade são um diferencial e tanto ao tratar desses assuntos. Ele toca direto o coração de quem já passou ou passa por essas situações criando uma conexão que nos faz sentir acolhidos e compreendidos. 

As reflexões nos levam a pensar sobre a forma como permitimos que a tecnologia - e as redes sociais, principalmente - nos atinja no âmbito pessoal.

Além disso, há diversas dicas bacanas para se ter em mente em momentos de dificuldade, como passos para lidar com a ansiedade ou como ter contato com as redes sociais sem ser sugado por elas.

Eu posso dizer, sem medo de errar, que esse livro mudou várias coisas em mim de alguma forma. Eu mudei alguns comportamentos e também pude fazer algumas reflexões que mudaram alguns padrões de uso da internet que eu tinha.

Uma das coisas que fiz, por exemplo, foi desativar todas as notificações de redes sociais do meu celular. Como eu trabalho de casa agora, não participo mais de grupos no WhatsApp, portanto deixei os alertas apenas para WhatsApp e Telegram.

Observações sobre um planeta nervoso - Como foi minha leitura

Eu demorei bastante para ler esse livro, confesso. Mas não foi por sua leitura ser difícil ou a linguagem complicada. Muito pelo contrário. No entanto, vários capítulos me davam muita coisa para pensar. Dessa forma, preferi lê-lo devagarinho, degustando e refletindo sobre diversos pontos.

Se há algo que faço bastante é marcar livros. Principalmente este tipo de livro. Eu leio, risco, rabisco, marco, faço o que julgar necessário. E esse livro foi marcado pra caramba, ô se foi! 

Eu gosto de fazer essas marcações para poder encontrar tudo aquilo que achei mais importante de forma fácil. Então nessa hora o marca texto é meu melhor amigo!

O livro está todo coloridinho - porque eu mudo a cor praticamente a cada capítulo 😂.

Então, em resumo, a leitura demorou, mas porque eu queria demorar nessa leitura mesmo. Era quase uma daquelas meditações matinais, sabe? Hehehehe...

Hoje em dia eu separo os livros entre aqueles que quero deixar na minha estante e os que são passageiros. Há alguns anos decidi ter menos coisas e carregar comigo o mais essencial - e os livros entraram nesta conta.

Este, portanto, é um daqueles que eu não apenas quero em minha estante, como já dei a outras pessoas - e tenho um exemplar sobressalente pronto para ganhar uma nova casa. 

Você já leu esse livro? Se sim, conta pra gente nos comentários o que achou dele? É sempre bom ter diversas opiniões!


Um beijo!






0 pessoinhas estiveram aqui