Teste de Ancestralidade Genera - Como fazer e meus resultados

 

Ao fundo da imagem há um mapa mundi com algumas regiões em vermelho

Se você andou pela internet nos últimos meses deve ter se deparado com alguma propaganda do Teste de Ancestralidade Genera. A questão da ancestralidade sempre me trouxe muita curiosidade. Tanto a mim quanto ao meu marido.

Além disso, eu vi que os resultados deste teste vão muito além. É possível ter análises genéticas não apenas de ancestralidade, mas também relativas a doenças, interações medicamentosas e outros. Neste artigo vou compartilhar tudinho com você, fica aí!

Teste de Ancestralidade Genera - Como fazer

Como eu já disse anterirmente, meu marido e eu somos muito curiosos com relação à ancestralidade. Quando vimos que os resultados eram ainda mais amplos, ficamos muito tentados a fazer o teste. No entanto, o preço era ainda muito salgado pra gente.

No entanto, na Black Friday conseguimos um desconto enorme (se não me engano na casa de uns 80%) e não tivemos dúvidas: compramos e acrescentamos algumas parcelinhas ao nosso cartão de crédito, rs.

O processo é bem simples.

Acesse o site do Teste de Ancestralidade Genera

Você precisa, antes de mais nada, acessar o site do Genera e escolher o plano que você deseja. A página traz diversas informações para você saber exatamente o que esperar do teste. Recomendo que você leia tudo com atenção. Há 3 planos disponíveis, que são os abaixo:

Importante: estes são os preços praticados hoje, dia 03/03/2022.

Dica: hoje, na data de publicação deste artigo, o Genera está dando 30% de desconto nos pacotes Standard e Completo, com o cupom CARNAVALGENERA

Se você usar meu código GEN-1WXRXvai ganhar R$200,00 de desconto a qualquer tempo, na escolha dos pacotes Standard ou Completo. 

Escolha o pacote e faça a compra

Depois de você escolher o pacote, passe para a parte da compra. Lá você deverá preencher seus dados, escolher a forma de pagamento e também aplicar algum cupom, se houver algum disponível na data da compra.

Eu recomendo que, no caso de você achar o valor alto, aguardar um pouco, pois frequentemente a plataforma lança cupons em datas especiais. 

Veja acima também meu código de desconto que dará a você R$200,00 de desconto (provavelmente não é cumulativo com outros cupons, ok?). Eu não ganho comissão através desse cupom, mas se você usá-lo eu terei acesso a um painel genético com dados adicionais. Quando você tiver feito o seu, terá um código com os mesmos benefícios. 

Depois de feita a compra você receberá um e-mail de validação de conta. Siga o passo a passo corretamente. 

Eu escolhi o teste genera completo, tanto para mim, quanto para meu marido.

Faça o teste e solicite a retirada do kit

Depois de tudo feito, você receberá o kit de teste em sua casa. No kit há alguns formulários a serem preenchidos e também dois cotonetes para realização do swab (esfregaço) bucal. O ideal é você acessar o site e seguir o passo a passo do jeitinho que eles indicam.

Não há grandes mistérios e o site é muito claro nas orientações. Primeiramente você vai precisar registrar seu kit. Para isso basta seguir as orientações do material que você recebeu.

Depois de feita a coleta do material genético, siga as orientações para preencher os formulários e não deixe nada em branco. Solicite pelo site a retirada do material e faça o agendamento. Eles buscam na sua casa. 

Eu fiz um reels no insta mostrando como fiz esse processo.




Bem simples, né?

Os resultados do Teste de Ancestralidade Genera - Ancestralidade

Os resultados levam, em média, 30 dias para chegar. Os meus levaram pouco mais de 20. O painel é bem completo e traz uma boa quantidade de informações. Como eu sou mulher, não é possível fazer o rastreamento completo, pois se não me engano uma parte do DNA paterno fica incompleta. Já homens conseguem resultados mais completos. 

Bom, vamos aos meus resultados!

Ancestralidade Global

A primeira parte dos resultados tem a ver com a ancestralidade. São dados que indicam de que grupos, povos, ou países seu DNA se origina. É claro que sempre há uma boa mistura nessa parte! O primeiro dado que aparece logo de cara, e que você pode compartilhar em outras redes é a ancestralidade global. Veja a minha: 


À esquerda há um menu em que você pode navegar por detalhamentos desta ancestralidade, como países mais específicos que estão em sua linhagem genética.


Ancestralidade Materna

Como eu já expliquei anteriormente, mulheres têm acesso apenas aos dados relativos à ancestralidade materna. Já os homens têm acesso também à ancestralidade paterna. Quando você acessa há primeiro uma explicação sobre cada etapa dos seus resultados. Isso é ótimo pois te ajuda a entender tudo bem melhor.

Depois desta explicação geral, descendo a página, você consegue acessar seus resultados.

Claro que há muito mais informação. Os resultados, além de serem bem completos, são explicados timtim por timtim, basta se dedicar um tempinho para ler.

Busca parentes

Essa parte pode ser útil para alguém que está buscando montar sua árvore genealógica, por exemplo. Com base nas informações genéticas que você forneceu, você recebe uma lista de pessoas que têm DNAs que indicam serem da mesma linhagem que a sua. 

Você tem acesso aos nomes e e-mails dessas pessoas, porém não pode entrar em contato através da plataforma. É importante saber que você pode excluir seu perfil desses resultados, ok? Dessa forma você pode manter o sigilo se assim desejar. Aqui os sobrenomes e endereços de e-mail foram apagados por mim por motivos óbvios.

Teste de Ancestralidade Genera - Bem-estar


Todos sabemos que carregamos diversas informações em nossos genes. E a parte de bem-estar é uma delas. É importante que fique bem claro - e o site deixa isso bem claro mesmo - que estes resultados genéticos não são de forma alguma definitivos. 

Nossa herança genética pode ser modificada de acordo com nossos hábitos e estilo de vida por exemplo. No entanto, estas análises do DNA podem apontar tendências. E isso pode nos ajudar a fazer planos para "burlar" essas tendências, não é mesmo?

Genera Nutri

Segundo o site:

"O Genera Nutri analisa como o seu corpo absorve e interage com certos nutrientes e vitaminas e, também, a eficácia de determinadas dietas. Os resultados podem te ajudar a desenvolver hábitos alimentares com base nas necessidades do seu organismo. Além das características genéticas, há outros fatores que podem interferir no metabolismo de uma pessoa, como a alimentação, fatores psicológicos e o uso de medicamentos."

Vamos aos meus resultados!


Você pode clicar em cada um dos itens separadamente para ter informações mais detalhadas. Se eu fiquei surpresa com alguns resultados? Fiquei. Já com outros nem tanto hahaha! Clicando por exemplo no meu resultado acerca da fome emocional, posso ver mais informações, como as abaixo:

"Fome emocional

A fome emocional é caracterizada pelo comportamento alimentar atrelado ao estado emocional e, ao contrário da fome fisiológica, não está diretamente relacionada à necessidade de nutrição. Por ser uma desordem de natureza multifatorial e complexa, a fome emocional pode ser desencadeada por fatores ambientais, psicológicos e/ou genéticos. Emoções negativas, como tristeza e ansiedade, costumam ser as principais estimuladoras da fome emocional. Além disso, variantes genéticas podem predispor ao aparecimento desse comportamento. Uma variante do gene FTO, por exemplo, foi relacionada à fome emocional e à consequente predisposição para o desenvolvimento de obesidade. 

Entendendo seu resultado

O gene FTO foi associado à obesidade e vários estudos relataram seu papel como possível fator no desenvolvimento de distúrbios alimentares. A variante rs9939609 nesse gene está envolvida no equilíbrio energético e nos hábitos alimentares. O alelo rs9939609-A dessa variante está associado a um aumento da atividade cerebral nas áreas que controlam as emoções, através dos impulsos e dos mecanismos de recompensa em resposta à visualização de imagens atrativas de comida. Portadores do alelo podem apresentar dificuldade para controlar impulsos alimentares e maior predisposição para o desenvolvimento de fome emocional. "


Genera Fit

Mais uma sessão do teste genético, dessa vez mais relacionadas à performance, resistência, tendências a lesões e outros. Veja meus resultados abaixo:


Eu fiquei positivamente impactada em como esses resultados foram bons, dado o meu "histórico de atleta" 😂. Porém zero surpresa com relação à tendência à obesidade.

Genera Skin

Essa sessão do teste genético faz referência à forma como a genética influencia na saúde - ou não - da nossa pele. Posso dizer que amei meus resultados?

Genera Aging

Aqui temos informações de como nossa genética influenciará em nosso envelhecimento. É uma ótima forma de planejar hábitos saudáveis com alguns focos específicos quando for o caso, né?



Genera You

Essa parte tem características interessantes, como capacidade matemática e afins. O meu resultado diz que eu tenho suscetibilidade para desempenho matemático acima da média, mas eu não percebi isso não 😂. Veja as informações dessa sessão nos meus resultados:


Teste de Ancestralidade Genera - Saúde

Esta sessão é a que me trazia mais curiosidade, sem dúvida. Nela podemos acessar predisposição genética a doenças, escala de risco genético e outros parâmetros que muito me interessavam. Na hora que você abre essa sessão, já recebe um grande aviso que é para te lembrar que estes resultados não são definitivos nem significam que você vá de fato desenvolver determinadas doenças apenas por ter mais predisposição genética a elas. 

Mas eu acho ótimo ter essas informações para agirmos mais no que diz respeito à prevenção, não é mesmo? Eu tinha mais preocupação com relação à Alzheimer e Parkinson, que são doenças bem comuns na minha família, e no final das contas deu tudo ok. Vamos às sub-seções!

Escala de risco genético

Aqui há ums lista de doenças e seu risco de desenvolvê-las em algum momento da vida. Há 3 tipos de clássificações de risco:

    • Risco reduzido - quando você tem chances menores que as demais pessoas de desenvolver a doença.
    • Risco padrão - quando você tem as mesmas chances que a maioria das pessoas de desenvolvê-la.
    • Risco aumentado - quando você tem mais chances de desenvolver essa doença que a população em geral.
Veja meus resultados:






Doenças genéticas

Essa sessão faz uma varredura em doenças genéticas, especificamente. A maioria dessas doenças têm nomes super complicados, então recomendo você a ler mais detalhadamente sobre aquelas que lhe interessam ou perguntar pro tio Google mesmo, rs.

As doenças são classificadas em 3 grupos:

  • Risco genético detectado - quando seu DNA demonstra que você tem algum risco de desenvolver essa doença.
  • Proteção genética detectada - quando seu DNA demonstrou ter fatores qaue te protegem de uma doença específica.
  • Risco genético não detectado - quando em seu DNA não foram encontrados traços dessas doenças.
Meus resultados:


Farma

Esta é a última sessão do teste genético. Ela diz respeito a como nosso corpo reage a determinados medicamentos. Isso pode ser interessante na hora de buscar por tratamentos, por exemplo. Veja meus resultados:



Um resumo

Eu gostei demais dos resultados e achei que o teste valeu cada centavo investido. O painel de resultados é muito completo. O detalhamento das informações nos ajudam a entender melhor aqueles resultados, o que é ótimo.

Você tem curiosidade de fazer um teste desse tipo?

Se sim, me conta qual parte desse teste você mais gostaria de saber sobre você!

Um beijo!

Obs.: Se você quer ver todos os serviços que já testamos, não deixe de acessar esta sessão no nosso site.




0 pessoinhas estiveram aqui